1º ANIVERSÁRIO DO NÚCLEO PROVE DE BRAGA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No passado dia 26 de Outubro assinalou-se o primeiro aniversário da criação do Núcleo PROVE de Braga.
Este núcleo funciona desde essa data nas instalações da Creche da Cruz Vermelha na Rua José António Cruz s/n, S. Vítor, no âmbito de uma parceria entre esta entidade e a ATAHCA.

Com a instalação deste núcleo PROVE foi possível criar condições de comercialização para 9 produtores agrícolas locais de Amares, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde, que semanalmente colhem os seus produtos no campo e entregam directamente os mesmos aos consumidores que se inscrevem previamente no PROVE via internet (www.prove.com.pt).

O nº de consumidores tem vindo sempre a crescer de há um ano a esta parte e actualmente totaliza cerca de 170 pessoas que semanal ou quinzenalmente, à sexta-feira de tarde ou ao sábado de manhã, se desloca àquele local para receber o seu cabaz PROVE, imagem de marca deste projecto e que é uma forma integrada de aliar a agricultura e o artesanato local.

A ATAHCA agradece a todos os produtores e consumidores que fazem deste projecto e deste núcleo um caso de sucesso, pois é graças ao trabalho e empenho de quem diariamente trabalha no campo e ao interesse e preferência daqueles que todas as semanas compram directamente aos produtores locais, que esta iniciativa tem vindo a crescer quer em número de produtores quer de consumidores aderentes.

Para além deste núcleo estão em funcionamento no território do Alto Cávado, os de Vila Verde (Maio de 2012), Póvoa de Lanhoso (Junho de 2012) e Barcelos (Julho de 2013), abrangendo mais 13 produtores agrícolas e cerca de 100 consumidores.

Actualmente existem mais produtores e consumidores interessados em aderir a esta iniciativa de promoção da comercialização de proximidade, o que faz prever que a mesma venha a contar em breve com a abertura locais de encontro semanais entre produtores e consumidores e de entrega de cabazes PROVE.