ALBUFEIRA DA CANIÇADA

Um espelho de água procurado, quer pela sua beleza paisagística, quer pelas excelentes condições de prática desportiva que oferece. A Embarcação Rio Caldo, um barco de recreio, oferece uma viagem inesquecível de carácter turístico-ambiental. A Marina de Rio Caldo, com as diversas empresas desportivas náuticas e os agradáveis espaços de restauração são formas divertidas de conhecer a paisagem envolvente.

ALBUFEIRA DE VILARINHO DAS FURNAS

É na zona protegida do Parque Nacional Peneda-Gerês que esta barragem, alimentada pelo rio Homem, se encontra rodeada de marcos miliários e vestígios arqueológicos romanos. As ruínas da aldeia de Vilarinho das Furnas, que esta barragem veio submergir são visíveis nas épocas em que o nível da albufeira está mais baixo.      

CASA DE LATIM

A Casa de Latim foi o local onde o Padre Martins Capela ensinou a muitos conterrâneos as primeiras letras e a língua latina. Situa-se na freguesia de Covide, Terras de Bouro. Nesta casa encontra-se actualmente um centro de restauro de marcos miliários.      

CASA AMÉRICO BARBOSA

Entre os vales verdejantes do Gerês esconde-se um edifício de traça seiscentista: a casa da Quinta da Balança ou Casa Américo Barbosa. A casa de granito mantém a arquitectura original e a decoração, igualmente tradicional. A localização privilegiada, às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês, oferece uma vista extensa sobre a paisagem do vale do rio Homem e sobre Santo António de Mixões da Serra.   

CENTRO INTERPRETATIVO DOS MOINHOS DE SANTA ISABEL DO MONTE

O Centro Interpretativo dos Moinhos de Sta Isabel do Monte, outrora Escola do Monte, uma escola primária típica da 1.ª República, é um espaço lúdico-pedagógico onde pode ver uma exposição temática dos moinhos de água. Pode percorrer o trilho pedestre dos Moinhos de Sta Isabel (PR12) e descobrir um conjunto de 29 moinhos, recuperados na sua traça original, que testemunham a economia tradicional e são um marco na região.   

ESPIGUEIROS RECUPERADOS

Quando passear pelas terras altas do Homem, Cávado e Ave aprecie os espigueiros, estruturas normalmente feitas de pedra e madeira, que têm a função de secar o milho grosso através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste. A ATAHCA interveio no território para recuperar muitos destes exemplares, alguns deles passaram a ser estruturas meramente decorativas que pintam de tipicidade a paisagem minhota.      

GEIRA | VIA NOVA

Via construída pelos romanos no século I d.C. para ligar Bracara Augusta a Astorga, em Espanha, a Geira é um autêntico museu ao ar livre. Esta antiga estrada romana atravessa o concelho de Terras de Bouro e é uma excelente opção de percurso pedestre. Ao longo dos 30 km pertencentes a este concelho, encontram-se troços de calçada, marcos miliários, ruínas de pontes sobre rios caudalosos e paisagens minhotas de perder de vista.     :more:PT

MOINHOS RECUPERADOS

Descubra os 29 pequenos moinhos de água situados em vários lugares da freguesia de Stª Isabel do Monte. Faça o percurso pedestre e vá até ao Centro Interpretativo situado na antiga escola primária da freguesia conhecer a história destas estruturas em vias de extinção.       

MUSEU ETNOGRÁFICO DE VILARINHO DAS FURNAS

Este museu resulta de um movimento humano dos habitantes de Vilarinho das Furnas, nos finais do século XX, para recolher o património etnográfico com o objectivo de representar a ruralidade genuína da aldeia. É uma construção de arquitectura popular em alvenaria tradicional enquadrada na paisagem da aldeia de Campo do Gerês, onde estão os desenhos a carvão de Luís Campos, um espólio representativo da vida da comunidade, alfaias agrícolas e peças artísticas e decorativas que, juntas, recriam o ambiente e as vivências desta aldeia. O património representado neste museu, foi recolhido por iniciativa dos habitantes da aldeia, com o objectivo de deixarem representadas a ruralidade genuína e as suas raízes, antes que esta fosse emergida pela barragem. A água cobriu campos e casas, mas, sobretudo, uma comunidade com uma riqueza cultural valorosa e rara que a população se uniu para trazer para dentro do museu. Venha ver com os seus olhos, é emocionante!  

PORTA DO PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS

Neste concelho encontra-se uma das 5 portas do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), criadas para dar informações a quem quer visitar o único parque nacional português e preparar a sua visita, através das empresas de animação ambiental com actividades de interpretação e desporto de natureza que actuam nesta zona. As outras portas do PNPG situam-se em Lamas de Mouro, Mezio, Lindoso, Campo do Gerês e Montalegre e em cada uma delas pode visitar uma exposição temática e trilhos interpretados.  

SANTUÁRIO DE SÃO BENTO DA PORTA ABERTA

Este Santuário teve origem numa ermida construída por volta de 1640, cujas portas estavam sempre abertas, para servir de abrigo a quem passava. A construção do actual Santuário iniciou-se em 1880, e ficou concluída em 1895. O elevado número de peregrinos levou à construção de novas instalações perto do santuário, incluindo uma enfermaria para atendimento de peregrinos. Visite os painéis de azulejos da capela-mor, que retratam a vida de S. Bento, e o retábulo de talha dourada. Almoce ou descanse no parque com mesas e divirta-se no lago com barcos.: