ALTAR DA SENHORA DA BOA MORTE 

Este altar foi construído em 1740 no Santuário de Porto D’Ave, freguesia de Taíde e teve origem numa pequena capela que foi erguida em 1736 por vontade de algumas pessoas que nasceram na região e que residiam no Brasil. O Arcebispo de Braga, D. José de Bragança tomou a seu cargo o prosseguimento da obra, conferindo-lhe a grandiosidade que hoje ostenta.      

CASA E QUINTA VILLA BEATRIZ

Villa Beatriz herdou o nome da amada de Francisco Antunes Guimarães que em sua honra mandou construir o palacete nos finais do século XIX. Infelizmente, Beatriz morreu jovem e não chegou a viver na Villa. Os 70 hectares da quinta dão-nos a conhecer a Villa com os seus jardins harmoniosos e espaços envolventes, uma adega, uma agro-pecuária, uma vacaria, um museu rural e, por fim, uma casa museu do século XIX.  

CASAS DO CASTRO DE LANHOSO

As casas do Castro de Lanhoso são ruínas de habitações castrejas da Idade do Ferro que agora se encontram reconstruídas. Aqui foram encontrados vários achados arqueológicos que agora pode ver como 3 torques em ouro, jóias áureas arcaicas (objectos distintivos de chefes militares) ou o capacete Céltico, único em Portugal.        

CASTELO DE PÓVOA DE LANHOSO

O Castelo de Póvoa de Lanhoso, no topo do Monte do Pilar, está no meio dos vales entre-os-rios Cávado e Ave. Reza a história que, no século XII, a condessa Teresa de Leão, mãe de D. Afonso Henriques, refugiou-se aqui por duas vezes.  A ATAHCA, no decorrer do LEADER II, recuperou o antigo Castro, criou um espaço interpretativo e de visita e construiu duas réplicas de duas habitações daquela época.  

ENTRADA DA CASA DE REQUEIXO

A Casa de Requeixo, situada em Frades, data do século XVI e está integrada numa propriedade onde se encontra o Solar dos Vieira e Brito. A entrada da Casa do Requeixo é um exemplo perfeito da arquitectura rural da nobreza minhota.      

IGREJA DO MOSTEIRO DE FONTE DE ARCADA

Em 1067, neste local conhecido como “do Mosteiro”, foi fundado o Mosteiro beneditino de São Salvador, por doação de D. Godinho Fafes, pai de Henrique de Borgonha, conde de Portucale.  A igreja actual remonta ao final do século XIII e início do século XIV. A igreja foi restaurada no século XVI e foi classificada como Monumento Nacional por Decreto a 16 de Junho de 1910.

MUSEU DO OURO EM TRAVASSOS

A colecção principal do Museu do Ouro de Travassos apresenta o trabalho artesanal do ouro, numa freguesia que mantém em funcionamento um número significativo de oficinas artesanais. A criação deste espaço a partir da recuperação de uma antiga oficina artesanal, foi mais um projecto apoiado pela ATAHCA no âmbito do Programa LEADER II.

MUSEU DE ARTE SACRA DE PORTO D’ AVE

O Museu de Arte Sacra do Santuário de Nossa Senhora do Porto d’Ave tem uma colecção de 72 quadros pintados que representam uma graça recebida num momento de aflição, com uma cronologia que data da primeira metade do século XVIII até às últimas décadas do séc. XIX. O espaço foi criado no início do século XXI através de um projecto de recuperação e adaptação de um edifício anexo ao santuário, co-financiado pela ATAHCA através do Programa LEADER II.  

PELOURINHO DE MOURE

O pelourinho de Moure situa-se em Póvoa de Lanhoso e  está construído sobre rocha.        

PONTE DA ESPERANÇA  

A Ponte da freguesia de Esperança, em Póvoa de Lanhoso, é também conhecida por Ponte de Mem Gutierres ou Ponte Domingues Terna, foi construída no século XIV e é uma ponte românica que atravessa o Rio Ave.       

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE PORTO D´AVE

O Santuário de Nossa senhora do Porto d’Ave situa-se em Taíde, freguesia de Póvoa de Lanhoso. É um complexo religioso que inclui a igreja, o museu de arte sacra, uma Via sacra com capelas dedicadas a episódios da vida da Virgem Maria e outros edifícios de apoio aos peregrinos. As romarias acontecem no primeiro domingo de Setembro.         

TORRE DOS MOTAS

Torre medieval que pertencia a D. Mem de Gumdar, capitão do Conde D. Henrique, membro da família Mota Prego, situada numa quinta ao lado de uma casa solarenga com o mesmo nome, foi alvo de várias reconstruções encontrando-se hoje bastante degradada.